Centro de Práticas Jurídicas

O Centro de Práticas Jurídicas da Universidade ISCTEM tem como principal missão habilitar os estudantes do curso de Direito a agir como técnicos jurídicos. 

Assim, os estudantes finalistas, participam nas actividades do Centro e do Projecto Tenda da Justiça que assegura, ao cidadão economicamente desprotegido, o patrocínio e assistência jurídica, promovendo a defesa dos seus direitos, liberdades e garantias individuais.

No mesmo, os estudantes são tutelados pelo corpo docente entre advogados, juízes, procuradores, conservadores e outros profissionais do ramo, sempre na vertente prática da aplicação do Direito.

Organizam- se seminários que visam não só consciencializar os estudantes para a importância do papel que desempenharão como causídicos, mas também instruí-los na deontologia profissional, nas técnicas de entrevista, atendimento dos clientes, postura como profissionais fora e dentro do tribunal, etc.

Numa segunda fase, e após a formação prévia inicial, os estudantes são colocados perante situações reais do dia-a-dia, atendendo beneficiários que, em princípio, são pessoas carentes sem recursos financeiros para pagar a um advogado.