Arquitectura e Urbanismo

Considerando as condições circunstanciais do momento histórico em que mais de 90% da população vive em habitat construído com materiais naturais e não tem acesso ás necessidades básicas universalmente consideradas básicas se propõe que o Curso de Arquitectura e Urbanismo do ISCTEM crie um profissional de nível Superior mas com a capacidade de agir e intervir no território Nacional pesquisando propostas de solução arquitectónica profundamente enraizada na Cultura local e com valor histórico Universal.

O graduado desta Escola tem de ser um individuo consciente da sua Cultura, familiarizado e consciente da riqueza da diversidade de Culturas no Território Nacional, conhecedor profundo do Processo Histórico da região e sua inserção no Mundo globalizado. Este graduado deve estar ciente de que no Continente em que estamos as soluções preconizadas pelo Mundo industrializado pode não ser a chave das solução do desenvolvimento da rede urbana nacional integrada na região Austral de África. Deve estar armado e treinado em técnicas de produção e comunicação mais modernas mas capaz de operar com as técnicas mais básicas onde a energia eléctrica pode não estar disponível. O Arquitecto é primeiramente necessário onde a falta de infra-estruturas é total e nessas condições ele não poderá ficar bloqueado e tem de continuar a ter a sua capacidade activa e produtiva. O domínio das tecnologias mais industrializadas em de ser uma parte importante da sua capacidade mas deverá dominar as tecnologias que são mais adequadas a cada região. A sua actividade profissional não deve ser apenas preparada para as condições das sociedades industrializadas que só se verificam na capital do país.

Constitui responsabilidade social do ISCTEM ao abrir este curso estabelecer programas de intervenção que definam exemplarmente modelos de intervenção para os quais os seus graduados estejam academicamente preparados para uma resposta prática dentro de uma filosofia universal arquitectónica de produção de espaços adequados a um Ambiente saudável.