Direito

Para preparar os graduados para uma plena, activa e competente actividade profissional, a Escola de Direito privilegia o método participativo através da aprendizagem pela solução de problemas e pelas práticas no processo de ensino e aprendizagem, quer nas aulas, quer no Centro de Práticas Jurídicas. As aulas são ministradas dentro de duas componentes obrigatórias: teóricas e práticas.

No âmbito do Centro de Práticas Jurídicas que funciona na Domus Justitiae, os estudantes são preparados para o mercado do trabalho através da resolução de situações práticas reais e que lhes conferem uma prática certificada pelo ISCTEM nas diferentes saídas profissionais do curso de Direito.

O Curso de Direito é um curso multifacetado, permitindo integração nas várias áreas laborais. O jurista encontra-se numa situação privilegiada de poder oferecer os seus serviços tanto a nível de advocacia, em tribunal, assessoria jurídica a empresas e consultoria jurídica para os mais diversos fins.

Perfil do Graduado

O jurista é um conhecedor das leis que tem como função garantir conformação dos demais actos praticados na sociedade com as normas vigentes no país e a nível internacional, contribuindo deste modo para uma maior harmonia social. Isto é feito por via da interpretação e aplicação correcta das diversas normas em vigor tanto a nível interno e internacional. 

A formação do jurista deve por isso ter em conta a realidade interna e internacional, tendo em conta a situação real do país a vários níveis, tais como a evolução económica e empresarial, os índices de litigiosidade e a necessidade de apetrechamento das instituições de direito, tais como os tribunais, conservatórias e registos e demais instituições públicas, para além de ter um papel fundamental na criação e gestão das empresas privadas.

Perfil Profissional

Deve o jurista ter uma formação humana que o permita enfrentar os grandes desafios colocados pelo dia a dia, com a responsabilidade que é exigida a um profissional que é talhado exactamente para estar à altura de resolver problemas e litígios decorrentes da aplicação de normas. 

Este facto fica demonstrado nas várias saídas profissionais que garantem uma carreira de sucesso, nomeadamente: advocacia; assessoria jurídica a empresas; consultoria jurídica; magistratura judicial; magistratura do ministério público; docência; conservador; notário e diplomata.

O curso de Direito do ISCTEM oferece-lhe por isso a oportunidade de obter um curso profissionalizante que lhe permite responder as exigências do mercado.

O corpo docente constituído essencialmente por Mestres e Doutores em Direito dá-lhe a única oportunidade de colher a vária experiência dos nossos capacitados docentes, seleccionados entre os melhores profissionais do país, com vista a garantir uma formação de excelência.