Medicina Geral

Visão

A Escola de Medicina, sendo parte integrante do ISCTEM, deve empenhar-se em graduar profissionais de medicina e profissões afins que pugnem pela qualidade e excelência.

Missão

A Escola de Medicina tem por finalidade desenvolver, aperfeiçoar e ministrar o ensino e a prática da Medicina, visando o bem-estar físico, mental e social do indivíduo, como exigência da cidadania

Formar profissionais éticos e responsáveis, com adequada capacidade teórico-metodológico e visão ampla, global e actualizada da realidade, estimulando o desenvolvimento das suas habilidades e competências de modo a fazê-los capazes de inovar, promover mudanças, trabalhar em equipe, actualizar-se constantemente e aplicar fundamentos, métodos e técnicas da Medicina para a melhoria da qualidade de vida das pessoas assim como para o progresso local, nacional e regional.

Objectivos

O objectivo fundamental do nosso Curso é a formação e educação de médicos tecnicamente competentes e embuidos de valores  éticos e culturais que melhorem a relação médico doente, dos médicos entre si e entre os médicos e outros profissionais de saúde.

Características inovadoras do curso do ISCTEM

O Curso de Medicina do ISCTEM apresenta características inovadoras, que o diferenciam de outros cursos de Medicina oferecidos localmente.

Tais inovações visam formar médicos de Clinica Geral com domínio de técnicas de Medicina, Pediatria, Cirurgia, Ginecologia/Obstectrícia, com ênfase  no modelo de atenção básica à saúde, dotados de forte sentido humanitário, espírito de solidariedade, compromisso social e preparados para prestar cuidados de saúde à comunidade, no sector público e privado.

O exercício da medicina requer não só conhecimentos, mas também habilidades e atitudes que deverão ser desenvolvidas durante todas as etapas do Curso de Medicina e que poderão ser aperfeiçoados em cursos de pós-graduação, como por exemplo a Especialização médica, o Mestrado e o Doutoramento.

O processo de ensino/aprendizagem a utilizar neste curso, obedecerá a métodos educacionais centrados no estudante. Os estudantes são estimulados a trabalhar cooperativamente em pequenos grupos, a reconhecer necessidades de aprendizagem e a explorarem os recursos necessários para promoverem a sua formação.