MBA/MESTRADO EM GESTÃO DE SISTEMAS INTEGRADOS EM QUALIDADE, AMBIENTE E SEGURANÇA

O Curso de MBA/Mestrado em Gestão de Sistemas Integrados em Qualidade, Ambiente e Segurança

O desenvolvimento e implementação da gestão de Sistemas Integrados constitui uma aposta das Organizações no sentido de garantir a qualidade dos seus produtos e serviços, a preservação do meio ambiente, bem como a segurança e saúde dos seus colaboradores, não descurando os princípios éticos e a responsabilidade social defendida pelos novos modelos de gestão e o reconhecimento da importância da qualidade como factor essencial para a promoção da competitividade. O mestrado em Gestão de Sistemas Integrados promove a formação de técnicos com qualificações na área da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, visando princípios de sustentabilidade organizacional. É fruto da parceria entre a ISCTEM e a EnergyWorks Skills Academy, pretende apresentar um programa curricular adaptado à realidade em Moçambique, e aproximá-lo o mais possível das necessidades actuais e futuras, de modo a facilitar a integração e sobretudo a sua diferenciação no Mercado.

Qualificar participantes com competências técnicas e científicas nas áreas da Qualidade, Ambiente e Segurança, capazes de responder às exigências das organizações, contribuindo, assim, para a adaptação do tecido empresarial moçambicano aos padrões de eficiência e competitividade internacionais.

Esta formação destina-se a técnicos, gestores ou profissionais com competências nas mais diversas áreas que queiram adquirir qualificações na área da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, visando princípios de sustentabilidade organizacional.

• Capacidade académica de conduzir pesquisas relevantes nas áreas de Qualidade, Ambiente e Segurança e áreas afins;

• Promover comportamentos seguros e a utilização correcta dos equipamentos de trabalho e de proteção;

• Conhecer a legislação nacional e normas internacionais aplicáveis, bem como os recentes desenvolvimentos normativos e as tendências no domínio da aplicação Qualidade, Ambiente e Segurança no trabalho.

• Utilizar ferramentas, conceitos, metodologias e técnicas de Qualidade, Ambiente e Segurança no trabalho, de apoio às actividades correntes dos sistemas de gestão;

• Usar as metodologias, as normas, a legislação, técnicas de planeamento, implementação e controlo, para realizar a concepção, desenvolvimento e implementação do sistema de gestão integrado;

• Negociar com todos os stakeholders da empresa ou organização onde está inserido o projecto;

• Compreender a natureza dos riscos, ameaças e oportunidades e as suas causas potenciais;

• Aplicar o framework da Gestão de Projectos segundo a norma internacional PMBOK® Guide (5.a edição) do Project Management Institute, bem como da ISO 21500.

1º Módulo: O mundo académico – Metodologia de Investigação Científica

2º Módulo: Gestão Organizacional

3º Módulo: Gestão e Avaliação de Riscos

4º Módulo: Gestão da Qualidade