GESTÃO DE MARKETING

O Curso de Gestão de Marketing no ISCTEM

O Curso de Gestão de Marketing Integrado tem por finalidade formar profissionais para actuarem no sector de marketing de empresas públicas e privadas, com uma base formativa que permita o uso de ferramentas indispensáveis à actividade profissional, de modo a tornarem-se gestores de nível elevado, no seu local de trabalho.

É um curso profissionalizante cuja finalidade educativa é orientar os participantes para a área de marketing, sensibilizando-os para a importância dos negócios e do significado social representado pelos seguros.

O Curso de Gestão de Marketing tem uma duração de 3,5 anos com um total de 31 disciplinas, todas semestrais, com os seguintes Núcleos de Formação:
A) Formação Científica Geral – disciplinas do âmbito da actividade económica geral;
B) Formação Científica Específica – disciplinas do âmbito das Ciências de Gestão, nomeadamente de Gestão de Marketing;
C) Disciplinas de Formação Prática – Práticas de Investigação e Estágio Profissional.

A característica profissionalizante do curso faz com que a cada disciplina correspondam duas unidades lectivas, uma teórico-prática e outra prática. O volume total de trabalho corresponde a 5250 (cinco mil duzentas e cinquenta) horas, ficando os estudantes, após a conclusão do curso, com o direito a 525 créditos.

Ser um curso de excelência orientado para a formação plena do cidadão com conhecimento e competência científica e técnica.

Preparar quadros técnicos com uma formação especializada na gestão de marketing de qualquer tipo de empresa.

• Formar especialistas em Gestão de Marketing, prontos a exercer a profissão, tanto no âmbito da empresa privada como da Administração Pública;
• Formar profissionais com capacidade para conduzir a área de marketing das organizações, a um nível elevado, num mercado cada vez mais competitivo, tendo em vista o seu enquadramento na integração regional;
• Incentivar os estudantes a desenvolver a autonomia pessoal, o espírito de liderança e o gosto pela inovação e mudança;
• Criar nos estudantes hábitos de estudo e de pesquisa;
• Transmitir aos estudantes conhecimentos conducentes ao desenvolvimento de estratégias necessárias à resolução de problemas competitivos;
• Dar aos estudantes a oportunidade de praticarem e actuarem com base em princípios éticos;
• Transmitir aos estudantes conhecimentos sobre a gestão específica da área de marketing no sentido das organizações atingirem a supremacia do mercado;
• Desenvolver nos estudantes habilidades para aplicarem o pensamento crítico e analítico relativos à actividade laboral;
• Transmitir aos estudantes conhecimentos necessários para a promoção de vendas e para diversos tipos de marketing.

O formado em Gestão de Marketing é o profissional preparado para actuar como analista de mercado; actuar em actividades de análise, assessoria, coordenação, supervisão e gestão de operações de mercado de qualquer organização; actuar na tomada de decisões estratégicas no âmbito da competitividade de mercado quer nacional, quer internacional.

Ter concluído a 12ª Classe ou possuir outro nível académico equivalente.

Para que possa admitir ao curso, é necessário que seja feito o Teste Diagnóstico, cujo requisitos para o mesmo são:

  • 2 Fotos;
  • Cópia do BI autenticada;
  • Cópia do Certificado da 12ª Classe autenticada;
  • Atestado médico;
  • Pagamento do valor para inscrição do teste.

Poderão candidatar-se aos Testes de Diagnóstico indivíduos que preencham os seguintes requisitos:

  • Estudantes do Ensino Secundário Geral que tenham concluído a 12ª classe do SNE ou equivalente;
  • Trabalhadores que tenham completado a 12ª classe do SNE ou equivalente para continuação de estudos, sem prejuízo da legislação em vigor.

A admissão dos candidatos será feita observando a equidade de gênero.

Os candidatos aos testes serão avaliados apenas nas disciplinas nucleares dos cursos da sua preferência.