GESTÃO DE EMPRESAS

O Curso de Gestão de Empresas no ISCTEM

O Curso de Gestão de Empresas possui um plano de estudos que forma técnicos superiores preparados para gerir com sucesso qualquer organização dos sectores público, privado e não governamental, satisfazendo, assim, as exigências de trabalho nesses sectores.

A evolução dos sistemas, mercados e organizações em geral, exigem, cada vez mais, técnicos superiores de gestão com uma formação especializada capaz de corresponder ao envolvimento global das actividades de todos os ramos da economia.

O Curso de Gestão de Empresas tem uma duração de 4 anos com um total de 41 disciplinas, todas semestrais.

O volume total de trabalho corresponde a 5250 (cinco mil duzentas e cinquenta) horas, beneficiando os licenciados, após a conclusão do curso, de 525 créditos.

Os núcleos de formação deste curso são os seguintes:

  1. A) Formação Científica Geral – disciplinas do âmbito da actividade económica geral;
  2. B) Formação Científica Específica – disciplinas do âmbito das Ciências Específicas de Gestão;
  3. C) Disciplinas de Formação Prática – Práticas de Investigação e Estágio Profissional.

Ser um curso de excelência orientada para a formação plena do cidadão com conhecimento e competência científica e técnica.

É finalidade educativa do curso orientar os estudantes para a importância da gestão, numa era em que o homem assume, cada vez mais, um papel de relevo no comando do progresso tecnológico.

  • Formar especialistas em Gestão, prontos a exercer a profissão, tanto no âmbito da empresa privada, como da Administração Pública e da instituição não governamental;
  • Formar especialistas em Gestão, prontos a exercer a profissão, tanto no âmbito da empresa privada, como da Administração Pública e da instituição não governamental;
  • Proporcionar aos estudantes o domínio das metodologias, técnicas e ferramentas de trabalho específicas da área de Gestão;
  • Incentivar os estudantes a desenvolver a autonomia pessoal, o espírito de liderança e o gosto pela inovação e mudança;
  • Criar nos estudantes hábitos de estudo e de pesquisa;
  • Familiarizar os estudantes com as ferramentas de trabalho da área de gestão;
  • Dar oportunidades aos estudantes para desenvolverem estratégias de gestão capazes de colocar as organizações em óptima posição no mercado;
  • Dar aos estudantes a oportunidade de praticarem e actuarem com base em princípios éticos;
  • Dar aos estudantes uma preparação interdisciplinar, no âmbito de um conjunto de matérias, nas áreas científicas da Contabilidade, Gestão, Matemática, Direito, Informática e Economia;
  • Desenvolver nos estudantes habilidades para aplicarem o pensamento crítico e analítico em todos os aspectos relativos à actividade laboral;
  • Desenvolver capacidades criativas e de apoio aos novos incentivos da transformação dos mercados e serviços.
  • Proporcionar aos estudantes o domínio das metodologias, técnicas e ferramentas de trabalho específicas da área de Gestão;
  • Incentivar os estudantes a desenvolver a autonomia pessoal, o espírito de liderança e o gosto pela inovação e mudança;
  • Criar nos estudantes hábitos de estudo e de pesquisa;
  • Familiarizar os estudantes com as ferramentas de trabalho da área de gestão;
  • Dar oportunidades aos estudantes para desenvolverem estratégias de gestão capazes de colocar as organizações em óptima posição no mercado;
  • Dar aos estudantes a oportunidade de praticarem e actuarem com base em princípios éticos;
  • Dar aos estudantes uma preparação interdisciplinar, no âmbito de um conjunto de matérias, nas áreas científicas da Contabilidade, Gestão, Matemática, Direito, Informática e Economia;
  • Desenvolver nos estudantes habilidades para aplicarem o pensamento crítico e analítico em todos os aspectos relativos à actividade laboral;
  • Desenvolver capacidades criativas e de apoio aos novos incentivos da transformação dos mercados e serviços.

Este Curso dá acesso a um diversificado conjunto de funções profissionais, tais como: Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Marketing e Vendas, Gestão Financeira, Gestão de Produção/Operações, Gestão Estratégica.

O formado em Gestão de Empresas é um profissional preparado para actuar como gestor geral ou de área; actuar em actividades de análise, assessoria, coordenação, supervisão e gestão de qualquer organização; actuar na tomada de decisões estratégicas no âmbito da gestão de qualquer organização, quer nacional, quer internacional.

Estas funções poderão ser exercidas em empresas públicas, privadas e organizações não governamentais, na banca e nas seguradoras, ou seja, em qualquer tipo de organização.

Ter concluído a 12ª Classe ou possuir outro nível académico equivalente.

Para que possa admitir ao curso, é necessário que seja feito o Teste Diagnóstico, cujo requisitos para o mesmo são:

  • 2 Fotos;
  • Cópia do BI autenticada;
  • Cópia do Certificado da 12ª Classe autenticada;
  • Atestado médico;
  • Pagamento do valor para inscrição do teste.

Poderão candidatar-se aos Testes de Diagnóstico indivíduos que preencham os seguintes requisitos:

  • Estudantes do Ensino Secundário Geral que tenham concluído a 12ª classe do SNE ou equivalente;
  • Trabalhadores que tenham completado a 12ª classe do SNE ou equivalente para continuação de estudos, sem prejuízo da legislação em vigor.

A admissão dos candidatos será feita observando a equidade de gênero.

Os candidatos aos testes serão avaliados apenas nas disciplinas nucleares dos cursos da sua preferência.

Este Curso dá acesso a um diversificado conjunto de funções profissionais, tais como:

  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Gestão de Marketing e Vendas;
  • Gestão Financeira;
  • Gestão de Produção/Operações;
  • Gestão Estratégica.
  • O formado em Gestão de Empresas é o profissional preparado para actuar como gestor geral ou de área; actuar em actividades de análise, assessoria, coordenação, supervisão e gestão de qualquer organização; actuar na tomada de decisões estratégicas no âmbito da gestão de qualquer organização, quer nacional, quer internacional.

    Estas funções poderão ser exercidas em empresas públicas, privadas e organizações não governamentais, na banca e nas seguradoras, ou seja, em qualquer tipo de organização.

    RECURSOS EDUCACIONAIS E DE APOIO AO DISCENTE

    Recursos educacionais estarão disponíveis para os Discentes, com a finalidade de proporcionar aos mesmos uma experiência de aprendizado e pesquisa mais enriquecedora.

    Essas ferramentas darão também aos Docentes, suporte necessário para que possam preparar as suas aulas com um conteúdo mais leve e direcionado às expectativas dos discentes.

    Dos Recursos educacionais disponíveis, consta:

    • Uma biblioteca devidamente apetrechada com livros para consulta e pesquisa para todas as disciplinas do curso.
    • Vídeos ou filmes relacionados com determinados tópicos das disciplinas práticas do curso
    • Apresentação de sites úteis para o ensino 
    • Uso de jogos on-line 
    • Ensino através de Aplicativos

      A utilização da Plataforma Teams (Moodle – Simecacim) permite selecionar, certificar e divulgar os conteúdos programáticos das diversas disciplinas que compõem o curso e assegura a diversidade de métodos e propostas pedagógicas, bem como o acompanhamento dos resultados nos sistemas de ensino.