FARMÁCIA E CONTROLE DE QUALIDADE DE MEDICAMENTOS

O Curso de Farmácia e Controle de Qualidade de Medicamentos no ISCTEM

Os estudantes do Curso de Licenciatura em Farmácia e Controle de Qualidade de Medicamentos do ISCTEM obtêm o grau de licenciatura com 4 anos de escolaridade (que corresponde a uma carga horária mínima de 3577 horas, incluindo o estágio curricular obrigatório) ou um número de créditos académicos correspondente a 224, enquadrando-se, assim, no tempo previsto no artigo 23 da Lei do Ensino Superior, em vigor no país. Cada ano lectivo está organizado em dois semestres, tendo cada um deles a duração de 16 semanas lectivas.

O curso de Farmácia e Controle de Qualidade de Medicamentos está organizado num único ciclo, dividido em 2 etapas: A 1ª contempla todas as disciplinas nucleares (específicas) e disciplinas complementares (comuns); A 2ª é constituída pelo estágio profissional (incluindo a elaboração de um Trabalho de Conclusão do Curso).

O Currículo do Curso de Farmácia propõe a utilização de metodologias voltadas à aprendizagem, numa abordagem construtiva de saberes. A educação das profissões tem sido fundamentada na presunção de que o domínio e a transmissão de conhecimentos e habilidades, que têm como base os avanços técnico-científicos, conduzam a uma prática profissional adequada. No entanto, é necessário também que a organização do currículo privilegie o desenvolvimento do domínio cognitivo, psicomotor e afectivo, o que requer cenários e contextos de formação, que possam responder às necessidades e corresponder às expectativas da sociedade.

De uma forma geral, os métodos de ensino-aprendizagem propostos no curso procuram:

– Garantir que, paralelamente à aquisição dos conhecimentos, se desenvolva um sistema de capacidades, habilidades e hábitos necessários para a actividade intelectual;

– Estimular as actividades práticas e o desejo de obter sempre novos conhecimentos;

– Associar, sempre que possível, as actividades de ensino ao processo de investigação.

Ser um curso de excelência orientada para a formação plena do cidadão com conhecimento e competência científica e técnica.

Tem como missão o ensino, a investigação e a difusão da ciência e da tecnologia, com enfoque nas Ciências Farmacêuticas e nas actividades profissionais decorrentes através de:
a) Formação humana, científica e técnica;
b) Realização de investigação;
c) Prestação de serviços à comunidade, numa perspetiva de valorização recíproca;
d) Intercâmbio científico e técnico com instituições congéneres, nacionais e estrangeiras.

• Formar farmacêuticos generalistas, qualificados para o exercício das Ciências Farmacêuticas, através de uma perspectiva humanística, crítica e reflexiva, sendo capazes de reconhecer e intervir sobre os problemas/situações associadas às análises clínicas, as plantas medicinais, aos alimentos e aos medicamentos e produtos de saúde, sendo capacitados a actuar com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, agindo como promotores da saúde;
• Formar um profissional capacitado a aplicar de forma integral os seus conhecimentos nas áreas do Medicamento, das Análises Clínicas e Toxicológicas, e do Alimento, através de uma abordagem holística, adequada à realidade sócio-económica do país;
• Garantir um ensino actualizado das principais áreas de conhecimento através da intervenção técnica qualificada em todos processos relacionados aos produtos farmacêuticos;
• Proporcionar um ensino actualizado de outras áreas de conhecimento e actividades directamente resultantes das novas valências do conhecimento na área de plantas medicinais;
• Oferecer uma capacitação que permita a integração de forma dinámica e competente, em equipas prestadoras de cuidados de saúde, contribuindo para o uso racional de medicamentos e produtos de saúde;
• Promover a integração e sedimentação dos conteúdos através da interdisciplinaridade, com a adopção de metodologias de ensino, onde a teoria e a prática não sejam dissociadas e possibilitem uma flexibilidade curricular que permita uma visão humanista e não apenas tecnicista.

O licenciado em Farmácia e Controle de Qualidade de Medicamentos prepara, fornece e distribui medicamentos, produtos químicos e eventualmente produtos dietéticos, segundo fórmulas farmacêuticas e prescrição terapêutica. Este planeia toda a actividade do circuito do medicamento, desde a aquisição e recepção, até ao armazenamento e distribuição, assegurando a sua qualidade. Também presta aconselhamento aos utentes e outros profissionais de saúde sobre o uso de medicamentos e outros produtos farmacêuticos.

Pode, também, actuar activamente na área de diagnóstico, incluindo sectores de análises clínicas e toxicológicas. Embora a principal área de intervenção do Farmacêutico centre- se na terapêutica, pode também intervir na prevenção e promoção da saúde, na investigação, na gestão e no ensino.

A racionalização do uso do medicamento, bem como a necessidade de inovação dos sistemas de prestação dos cuidados de saúde, as novas tecnologias aplicadas aos sistemas de distribuição e a produção do medicamento resultarão numa maior responsabilidade e participação nas equipas de saúde deste profissional.

Podem se candidatar ao curso, titulares do diploma da 12ª classe, grupo B ou equivalente, legalmente reconhecido ou experiência profissional relevante devidamente sancionada pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, em Moçambique. •Provas de ingresso: Biologia e Química; •Regime: Diurno e Nocturno; • Vagas: 50 estudantes.

Para que possa admitir ao curso, é necessário também que seja feito o Teste Diagnóstico, cujos requisitos para a realização do mesmo são a apresentação de:

· 2 Fotografias tipo passe;

· Cópia do BI autenticada;

· Cópia do Certificado da 12ª Classe autenticado;

· Atestado médico;

· Pagamento do valor para inscrição do teste.

A admissão dos candidatos será feita observando a equidade de gênero.