Centro de Investigação

Quem Somos

O Centro de Investigação do ISCTEM é uma unidade de pesquisa voltada à realização crítica. A produção de conhecimentos nos campos da Ciências Empresariais, Tecnologias, Ciências Sociais e na Saúde. Desenvolve, ainda actividades de consultoria.

Visão

Transformar o ISCTEM em instituição de referência nacional dos mercados empresarial, profissional, laboral e científico/académico nos domínios da prestação de serviços de Assessoria, Consultoria, Investigação científica e de Extensão às comunidades

Linhas de actuação

Investigação científica

Apoio metodológico às Escolas/Faculdades

Capacity Building

Sondagens de opinião e estudos de mercado

Coordenação da Revista científica

Extensão rural

Missão

Desenvolver actividades de investigação científica, de consultoria, de assessoria e capacitação técnico-profissional através de contratos com entidades parceiras financiadoras de procura destes produtos, e através de programas curriculares que envolvem de estudantes e docentes pesquisadores

Áreas de Pesquisa e actuação

Engenharia e Informática

Saúde e População

Finanças e Negócios

Arquitectura e Urbanismo

Square Kilometer Array

A União Astronômica Internacional, por meio de seu plano estratégico “Astronomia para o Desenvolvimento”, promove ativamente o uso da astronomia como uma ferramenta para o desenvolvimento, mobilizando recursos humanos e financeiros para conectar a ciência ao crescimento econômico e às mudanças culturais na sociedade. O DOPPLER é uma parceria entre instituições portuguesas e moçambicanas para promover colaborações em andamento, em particular as que lidam com Radioastronomia, Observações da Terra e Big Data, combinando projetos similares de capacitação da África-Europa visando países anglófonos da região. A DOPPLER inclui iniciativas para promover esses esforços em andamento, com treinamento avançado em áreas como biodiversidade, segurança alimentar e gestão de recursos. Além disso, a DOPPLER promoverá laços industriais em Moçambique, aproveitando as relações existentes entre empresas portuguesas que já estão em Moçambique, a fim de alcançar o objetivo de melhorar a qualidade de vida. Não exigimos apenas o monitoramento de nossas atividades educacionais apoiadas em pesquisas inovadoras, tanto em uma linha de base de curto quanto de longo prazo, mas também precisamos acompanhar os participantes para pesquisar se as competências adquiridas foram aplicadas. Este último objetivo é algo que não é trivial quando lidamos com ciclos de financiamento de curto prazo.

O projeto Doppler é uma oportunidade para criar uma ampla compreensão e plataformas de trabalho entre a comunidade empresarial e a Science. Esta é uma oportunidade para Moçambique e uma maneira de promover seu currículo em STEM, do ensino médio ao ensino superior, através de mudanças significativas no ensino e na aprendizagem.

A educação em Moçambique está passando por uma crise sem precedentes, resultado de um grande número de estudantes que ingressam no sistema educacional todos os anos, a falta de financiamento e a necessidade de pôr em prática reformas curriculares que vão do ensino ao ensino com base em experimentação e trabalho de campo. O Doppler pode ser um projeto exemplar na forma de abordar novas competências, explorando vários tópicos de engenharia e ciências para uma melhor qualificação de professores e alunos para problemas reais que podem ser enfrentados com o conhecimento adquirido em escolas e universidades.

Com base em várias metodologias, como o ensino baseado em perguntas e o aprendizado baseado em problemas, várias estratégias serão aplicadas, incluindo a aplicação de trabalhos práticos com lápis e papel, no laboratório e no campo. O objetivo é promover o bem-estar dos cidadãos moçambicanos através de abordagens educacionais inovadoras e levar a pesquisa a questões da vida real e diária. O DOPPLER visa ir além do ensino, com aprendizado real que desenvolva competências para a solução prática de problemas da vida cotidiana real.

O DOPPLER é financiado pela Rede de Desenvolvimento Aga Khan e pela Fundação Portuguesa de Ciência e Tecnologia, com referência ao projeto

O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano.”

-Isaac Newton