MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL E CORPORATE GOVERNANCE

O Curso de Mestrado em Direito Empresarial e Corporate Governance

As grandes transformações tecnológicas e científicas ocorridas em todo o mundo, implicam uma acentuada modificação na dinâmica económica e sócio-política. O direito empresarial é aquele que rege as relações económicas decorrentes do mercado. Neste contexto, surge a necessidade de formar profissionais na área de Direito Empresarial e a estes é conferida grande parte da responsabilidade em oferecer respostas prontas e eficazes para a solução e harmonização das questões emergentes dessa nova ordem económica e jurídico-social. O Mestrado em Direito Empresarial ministrado pelo ISCTEM, prepara os mestrandos para o desenvolvimento de suas habilidades específicas no âmbito da actividade empresarial a partir de um enfoque interdisciplinar do curso. Também, proporciona a oportunidade de actualização profissional, capacitando-os a operar conceitos jurídicos de empresa e a aplicação prática desses conceitos, a fim de habilitá-lo e qualificá-lo para o mercado de trabalho.

Permitir uma abordagem global e integrada dos instrumentos jurídicos, económicos e empresariais dentro da complexidade sócio-cultural, através da combinação de técnicas e conhecimentos em matérias jurídico-forense e jurídico-económicas.

Esta formação destina-se aos licenciados ou profissionais com experiências comprovada que desempenhem ou venham a desempenhar funções na área de Direito.

• Magistratura Judicial: Educar o cidadão para o cumprimento voluntário e consciente das leis;

• Advocacia: Exercer assessoria jurídica;

• Consultoria Jurídica: Efectuar investigação sócio jurídica. – Elaborar projectos;

• Assessoria e consultoria jurídica: Assessorar a administração e gestão financeira de bancos, empresas, associações comerciais e instituições públicas económicas;

• Magistério e Investigação: Realizar investigação de relevante interesse para empresas, Administração Pública, associações e, para a ciência do Direito em geral.

• Analisar o fenómeno da globalização da economia;

• Analisar e interpretar as normas da Organização Mundial do Comércio (OMC);

• Interpretar e aplicar a legislação sobre propriedade industrial;

• Apresentar soluções tendentes a minimizar os efeitos nocivos da concorrência desleal, dos trusts e dos oligopólios;

• Resolver os principais problemas específicos de regulação jurídica suscitados por uma situação transnacional;

• Manter uma atitude profissional pautada nos princípios éticos e deontológicos;

1º Ano – (Fase escolar) – Parte lectiva.

– 2º Ano – (Mestrado Académico) – A culminação de estudos é efectuada através de uma Dissertação de Mestrado

1º Módulo: Teoria do Direito

2º Módulo: Metodologia de Investigação Jurídica e Deontologia

3º Módulo: Direito do Contrato de Trabalho