MEDICINA DENTÁRIA

O Curso de Medicina Dentária no ISCTEM

O Curso de Licenciatura em Medicina Dentária do Instituto Superior Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM) foi criado, em 1997, com objectivo de garantir a formação de médicos dentistas generalistas. Os estudantes deste Curso obtêm o grau de licenciatura em 5 anos de escolaridade, estando habilitados a exercer a sua profissão com competência e profissionalismo.

Este curso enfatiza a promoção de saúde oral, focalizada, ao longo do processo de formação, nos conhecimentos de necessidade curativa, considerando a realidade económica nacional e regional. Incentiva a Pesquisa e a Extensão, permitindo ao futuro profissional um melhor conhecimento sobre a realidade do mundo e, especificamente, sobre a comunidade em que está inserido, estabelecendo com esta uma relação de reciprocidade.
A Medicina Dentária é a área da saúde Humana que estuda e trata o sistema estomatognático (face, pescoço, cavidade bucal), abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e outros tecidos, prevenindo e zelando pela saúde oral de forma integral.
A formação, no primeiro ano, inclui disciplinas das áreas de Saúde e Ciências Biológicas, como Anatomia, Patologia, Fisiologia, Histologia, Microbiologia, Imunologia e Bioquímica.
As matérias profissionalizantes incluem Radiologia, Materiais Dentários, Endodontia, Periodontia, Cirurgia Maxilo-Facial, Odontopediatria e Ortondontia.

No segundo ano, o estudante começa a treinar restaurações e demais procedimentos em aulas práticas de laboratório, utilizando um manequim odontológico, o frasaco. A partir do terceiro ano, o estudante passa a atender pacientes na clínica dentária do ISCTEM.
A Licenciatura em Medicina Dentária está organizada em etapas de formação académica que estão sudivididos em ciclos nomeadamente: ciclo básico, ciclo pré-clínico e ciclo clínico.
O ciclo básico corresponde ao primeiro e segundo ano lectivo, ciclo pré- clínico corresponde ao terceiro ano lectivo e ciclo clínico corresponde ao quarto e quinto ano lectivo.
O volume total de trabalho corresponde a 4256 (quatro mil, duzentas e cinquenta e seis) horas e 336 créditos académicos(CA).
A formação em Medicina Dentária contempla disciplinas nucleares (específicas) e disciplinas complementares (comuns) abarcando as seguintes áreas:

  • Ciências Exactas: Inglês, Bioestatística, Informática, Metodologia de Investigação, Quimica Médica, Fisica Médica;
  • Ciências Biológicas: Bioquimica I e II, Fisiologia I e II, Histologia – Embriologia I e II, Microbiologia, Patologia Geral, Biologia;
  • Ciências Humanas: História da Medicina Dentária, Psicologia, Medicina Legal, Terapêutica, Anatomia Geral, Farmacologia I e II, Semiologia Geral, Imunologia, Genética, Ética Médica e Deontologia, Saúde Pública.
  • Ciências Estomatológicas: Materiais Dentários I e II, Biossegurança em Medicina Dentária, Dentisteria Operatória I, II, III e IV, Imagiologia, Anestesia e Dor, Cirurgia I, II, III, IV; Semiologia Oro – Facial, Prótese I, II e III, Ortodontia I, II e III, Oclusão e ATM, Endodontia I, II, Periodontia I e II, Patologia Oro – Maxilo – Facial, Odontopediatria I e II, Medicina Dentária Preventiva e Comunitária, Clínica Integrada, Gestão de Consultório, Estágio.

 Ser um curso de excelência orientado para a formação plena do cidadão com conhecimento e competência científica e técnica.

Promover uma educação de qualidade, investigação e extensão na área de Medicina Dentária, dotando os profissionais com conhecimentos para intervenção na área, respeitando o princípio do bem estar físico, mental e social, dando primazia aos valores éticos e morais.

  • Formar com excelência Licenciados em Medicina Dentária, despertando e desenvolvendo capacidades técnico-científicas fundamentadas em princípios éticos necessários à prevenção, diagnóstico, tratamento e à reabilitação das funções da cavidade oral;
  • Realizar o exame físico do foro oral;
  • Interpretar os dados clínicos dos exames complementares que considere relevantes e necessários;
  • Aplicar decisões para produzir juízos clínicos e efectuar diagnósticos diferenciais em Medicina Dentária;
  • Estabelecer o diagnóstico de doenças dos dentes e doenças ou alterações da mucosa oral, glândulas salivares e ossos maxilares de uma forma geral;
  • Indicar o tratamento de doenças odontológicas para remeter a outras especialidades as situações que excedam as suas capacidades profissionais.

    O Licenciado em Medicina Dentária deve ser capaz de:

    • Exercer a sua actividade em instituições de saúde públicas ou privadas, tais como, centros de saúde, hospitais, consultórios e clínicas dentárias; instituições de ensino superior e/ou de investigação científica, na qualidade de docentes ou investigadores;
    • Coordenar através da participação em trabalhos de investigação em Saúde Oral;
    • Realizar actividades de investigação e pesquisa em problemas da saúde oral;
    • Leccionar em Instituições de formação em Saúde Oral, contribuindo na Educação em matéria de Saúde oral a todos níveis;
    • Realizar todos os cuidados de saúde oral, desde a prevenção, promoção, diagnóstico e tratamento das anomalias ou patologias dos dentes, da cavidade oral, dos maxilares e estruturas anexas;
    • Integrar uma equipa de saúde responsável pela prestação de cuidados de saúde oral na comunidade;
    • Estabelecer uma boa comunicação respeitando de forma rigorosa os princípios éticos e deontológicos;
    • Orientar uma equipa de Saúde Oral;
    • Aplicar os princípios de promoção da saúde e de prevenção da doença em Saúde Oral, tanto em pacientes como nas comunidades.

    Os estudantes candidatos ao Curso de Licenciatura em Medicina Dentária do ISCTEM, têm como requisitos de admissão a necessidade de constar no perfil académico secundário as disciplinas de Biologia e Química.

    Para que possa admitir ao curso, é necessário que seja feito o Teste Diagnóstico, cujo requisitos para o mesmo são:

    • 2 Fotos;
    • Cópia do BI autenticada;
    • Cópia do Certificado da 12ª Classe autenticada;
    • Atestado médico;
    • Pagamento do valor para inscrição do teste.

    Poderão candidatar-se aos Testes de Diagnóstico indivíduos que preencham os seguintes requisitos:

    • Estudantes do Ensino Secundário Geral que tenham concluído a 12ª classe do SNE ou equivalente;
    • Trabalhadores que tenham completado a 12ª classe do SNE ou equivalente para continuação de estudos, sem prejuízo da legislação em vigor.

    A admissão dos candidatos será feita observando a equidade de gênero.

    Os candidatos aos testes serão avaliados apenas nas disciplinas nucleares dos cursos da sua preferência.