Mestrado em Saúde Pública

O Curso de Mestrado em Saúde Pública

A Saúde Pública, um campo de estudo e pratica interdisciplinar, dedica-se a prevenção da doença, enfermedades e trauma, à promoção e protecção da saúde humana. Os esforços de saúde pública resultaram em enormes melhorias na saúde dos individuos e das comunidades. As vacinas, higiene e saneamento melhoradas, locais de trabalho mais seguros, segurança reforçada dos alimentos e medicamentos e medidas centradas no controlo de consumo de drogas, álcool, promoção de estilos de vida saudáveis e combate as molestias conduziram a melhoria na saúde e no bem-estar das pessoas de todas idades e origens. A continua necessidade de quadros capazes de responder ao bem estar social bem como a necessidade de tomada de decisões baseadas no conhecimento científico, constituem alicerces para a preocupação do ISCTEM contribuir com quadros de qualidade através da promoção do Mestrado em saúde pública.

Oferecer aos participantes uma formação multidisciplinar analítica orientada para a solução de problemas de Saúde numa perspectiva sócio cultural e proporcionar a compreensão de conceitos e aspectos metodológicos de Investigação e de Gestão no campo de Saúde Pública.

Esta formação destina-se a profissionais e graduados da área de saúde e outras áreas afins.

• Capacidade para lidar com casos de doenças infecciosas e não infecciosas; promoção da saúde e outros definidos pelo estado, OMS, etc;

• Aquisição, num curto espaço de tempo, de conhecimentos de temas ligados a saúde pública nos domínios teórico, técnico e analítico;

Competências específicas (conhecimentos):

• Conhecer as necessidades da saúde duma população;

• Conhecer os sistemas de informação para gestão e a politica de saúde do pais;

• Buscar in loco, evidências a partir das quais deverá conceber a solução dos problemas de Saúde identificados

• Fazer a integração de aspectos epidemiológicos, antropológicos e sociais que interferem na Saúde Comunitária;

Competências metodológicas:

• Elaborar planos para analisar situações de saúde numa comunidade;

• Ter competência para intervir em caso de emergência sanitária;

• Elaborar programas para gestão e avaliação de serviços sanitários;

• Realizar inspecções e auditorias sanitárias, guias e protocolos

Competências de atitude:

• Conhecer as características gerais da relação interpessoal e os princípios éticos;

• Fomentar a defesa da saúde nas politicas intersectoriais;

• Dirigir e coordenar todas as actividades de uma equipa de Saúde e monitorar as respectivas actividades no âmbito da gestão de Recursos Humanos, Financeiros, Materiais e de Medicamentos.

1º Módulo: Introdução e Terminologia Médica

2º Módulo: Fundamentos de Saúde

3º Módulo: Disciplinas Metodológicas

4º Módulo: Meio Ambiente e a saúde Humana