A Escola Secundária do ISCTEM

A Escola Secundária do ISCTEM, cujas actividades se iniciaram no ano lectivo de 2003, lecciona as 11ª e 12ª Classes e integra nos seus planos curriculares, para além dos programas oficiais do Sistema Nacional de Educação, disciplinas e actividades orientadas para o desenvolvimento de competências específicas, conferindo-se forte importância a componentes como utilização de tecnologias de informação e comunicação, iniciação à investigação e trabalho em equipa. A aplicação de metodologias inovadoras para este nível de ensino confere cunho próprio a esta escola e constitui uma das suas principais mais valias.

A Escola pretende ser reconhecida como um centro de referência na formação de estudantes do Ensino Secundário, visando o desenvolvimento harmonioso das suas capacidades intelectuais e físicas e habilitando-os a exercer de forma responsável e empreendedora a sua cidadania e liderança ao serviço do desenvolvimento da Sociedade.

Constitui também um desafio da Escola realizar investigação educativa para desenvolver e aplicar novos métodos e técnicas avançadas de ensino, que elevem a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem.

Objectivos da Escola Secundária do ISCTEM

Objectivo Geral

Oferecer práticas de ensino inovadoras para que os seus alunos adquiram e desenvolvam, de forma integral e harmoniosa, as competências distintivas que os preparem científica, técnica e eticamente, reforçando a interacção Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), para o ingresso na Universidade ou na vida laboral e as potencialidades que lhes permitam um desempenho adequado e consciente na sociedade como cidadãos activos, empreendedores e realizados

Objectivos Específicos

  • Leccionar o 2˚ Ciclo do Ensino Secundário Geral do currículo moçambicano com elevado rigor técnico e científico de modo a proporcionar uma aprendizagem significativa que permita aos estudantes prosseguir com êxito os seus estudos na Universidade ou enfrentar o mercado de trabalho;
  • Desenvolver as capacidades e potencialidades dos alunos, promovendo o seu espírito de observação, de reflexão e de criatividade e estimulando-lhes o gosto e a necessidade de aprender;
  • Proporcionar métodos de ensino-aprendizagem participativos que visem a resolução de problemas concretos;
  • Garantir aos estudantes um ambiente que lhes desenvolva a autoconfiança e a capacidade de agir e participar activamente na construção e desenvolvimento da sociedade;
  • Incentivar a autonomia e o pensamento crítico através do desenvolvimento de capacidades de auto- aprendizagem, raciocínio, experimentação e investigação;
  • Estimular o sentido de responsabilidade, a capacidade de intervenção, o fortalecimento de laços de solidariedade e de tolerância recíproca, bem como o exercício responsável da cidadania;
  • Promover o trabalho em grupo, estimulando a responsabilização individual e colectiva dos estudantes;
  • Desenvolver as capacidades de pensamento e as faculdades de liderança;
  • Apoiar a evolução intelectual, afectiva, ética e social dos estudantes.

Filosofia de formação

A Escola Secundária do ISCTEM tem como orientação a mudança de um “ensino sem vida”, fragmentado e baseado num acúmulo de informações, para um ensino contextualizado e em que o raciocínio e a capacidade de aprender são mais importantes do que a memorização.

No desenvolvimento curricular, são continuamente reconsiderados quer os conteúdos dos programas deste nível de ensino, quer a sua organização, e accionados os meios necessários que permitam enriquecê-los e actualizá-los de modo a reflectirem a mundialização crescente dos fenómenos, a necessidade de uma compreensão intercultural e a utilização da ciência ao serviço dum desenvolvimento humano sustentável. É ainda necessário ter em conta a qualidade e a preparação para a vida activa, num mundo em rápida transformação, frequentemente submetido ao poder da tecnologia.

A formação assume, assim, carácter de formação global e integrada, já que se direcciona numa lógica interdisciplinar que permite dotar os alunos de um saber plural, diversificado e abrangente, abrindo caminhos de sucesso aos alunos que ingressarem no Ensino Superior ou directamente na vida profissional.

Metodologia inovadora

No âmbito da perspectiva de formação da Escola Secundária do ISCTEM, os professores deixam de ser meros transmissores de conhecimentos para se tornarem orientadores da acção dos alunos que, por sua vez, se tornam agentes de um processo de construção colectivo de conhecimento. Pretende-se que eles desenvolvam nos alunos capacidades de raciocínio e espírito crítico perante a ciência e o próprio conhecimento, que lhes estimulem o sentido de responsabilidade e despertem neles o gosto pelo estudo.

Os professores utilizam estratégias didácticas variadas que conjugam diversas formas de intervenção pedagógica com as necessidades dos alunos; são continuamente estimulados a realizar experiências inovadoras de trabalho de grupo, que introduzam métodos de ensino em equipa e que recorram a tecnologias que permitam a utilização de materiais didácticos modernos e diversificados e à implementação de métodos de ensino-aprendizagem participativos, virados para a resolução de problemas concretos, apoiados em laboratórios, contactos com empresas e com a comunidade.

A interdisciplinaridade e a contextualização são estratégias pedagógicas que podem assegurar aos alunos o entendimento dos fenómenos naturais e sociais, fornecendo-lhes as ferramentas mentais para a compreensão e a acção. Assim, cada conhecimento deve interagir com os outros, o que permite questionar, confirmar, negar, complementar, ampliar aspectos não-considerados e interligar a teoria com a prática.

Os professores, bem como o Gabinete de Psicologia, têm também um papel fundamental na orientação e aconselhamento dos alunos no que diz respeito ao seu percurso escolar futuro, nomeadamente na escolha dos cursos a seguir e/ou das opções a tomar no domínio laboral.

 

A disciplina de DPS. Desenvolvimento Pessoal e Social

A Escola Secundária do ISCTEM entende que a discussão de temas relacionados com a formação pessoal e social dos indivíduos pode ser muito construtiva e merece um espaço próprio no calendário dos alunos. Desta forma, ministra-se a disciplina de DPS. Desenvolvimento Pessoal e Social, que se traduz num tempo (uma hora mensal) em que, sob orientação de uma psicóloga, os alunos, em diálogo aberto, trocam  opiniões sobre temas diversos, tais como “A relação Pais / Filhos”, “A adolescência”, “A cidadania”, …

Essa disciplina pretende igualmente contribuir para a formação plural do aluno, divulgar actividades profissionais diversificadas e facilitar a opção dos estudantes aquando da escolha do curso a seguirem. Para se alcançarem estes objectivos, poderá promover-se, sempre que se justificar, o contacto entre os alunos e profissionais de vários ramos de actividade, nomeadamente através de encontros e visitas a espaços diversificados.

Orientação psicopedagógica

A Escola Secundária do ISCTEM conta com um Gabinete de Psicologia cujos serviços desenvolvem a sua acção nos domínios do apoio psicopedagógico a alunos e professores e no apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolar.

A nível do apoio psicopedagógico, compete ao Gabinete, entre outras iniciativas, identificar e analisar as causas de insucesso escolar e propor as medidas tendentes à sua eliminação, propor, de acordo com os pais e encarregados de educação e em colaboração com os serviços competentes, o encaminhamento de alunos com necessidades especiais para modalidades adequadas de resposta educativa e colaborar com os professores, prestando apoio psicopedagógico às actividades educativas.

A nível do apoio do desenvolvimento do sistema de relações de comunidade educativa, compete ao Gabinete, entre outros projectos, colaborar, na sua área de especialidade, com os órgãos de direcção, administração e gestão da Escola, colaborar em todas as acções comunitárias destinadas a eliminar e prevenir a fuga à escolaridade, o abandono precoce e o absentismo sistemático e desenvolver acções de informação e sensibilização, junto dos encarregados de educação e dos pais e da comunidade em geral no que respeita às condicionantes do desenvolvimento e de aprendizagem.

A Escola Secundária do ISCTEM hoje

A Escola Secundária do ISCTEM lecciona em regime diurno as 11ª e 12ª classes do Sistema Nacional de Educação.

Localizada no distrito Kampfumo, é-lhe reconhecido o paralelismo pedagógico e é frequentada actualmente por mais de duzentos alunos, possuindo um corpo docente de cerca de trinta professores e diversificado pessoal auxiliar.

O depois

Após a conclusão do Ensino Secundário, caso o desejem, os nossos estudantes podem entrar directamente em qualquer uma das diversas faculdades dos cursos ministrados pelo ISCTEM. Para o efeito, não necessitam de realizar exames de admissão.