MINI-MBA Em Gestão De Projectos

Capacitação Estratégica para Profissionais em Contextos de Transformação Digital

  1. Objectivo Geral

O MINI-MBA tem como principal objectivo formar colaboradores para que, dentro dos seus sectores de actividade, sejam capazes de:

  • Desenvolver e avaliar planos estratégicos e operacionais;
  • Conceber novas abordagens de comercialização de produtos e serviços, alinhadas com os desafios da digitalização do mercado;
  • Reforçar a capacidade de resposta à concorrência;
  • Promover uma gestão eficiente das operações e dos recursos humanos;
  • Actuar em equipas de alto desempenho, com domínio das práticas de gestão empresarial.

Esta formação valoriza o desenvolvimento de trabalho em equipa, pensamento crítico e pensamento estratégico, como pilares essenciais para uma liderança eficaz e uma actuação orientada para resultados.

  1. Objectivos Específicos

Ao concluir o MINI-MBA, os participantes deverão ser capazes de:

  • Compreender e aplicar os princípios fundamentais da gestão de projectos;
  • Monitorizar e controlar projectos com base em indicadores de desempenho;
  • Identificar, avaliar e mitigar riscos em projectos;
  • Preparar-se para a certificação internacional do PMI (CAPM ou PMP);
  • Actuar com maior autonomia e confiança em ambientes empresariais exigentes e em constante mudança.
  1. Conteúdos Programáticos
  1. Fundamentos de Gestão de Projectos
    • Introdução à gestão de projectos
    • Ciclo de vida de um projecto
    • Áreas de conhecimento segundo o PMI
  2. Monitorização e Controlo de Projectos
    • Ferramentas e técnicas de controlo
    • Gestão de prazos, custos e qualidade
    • Avaliação de desempenho com KPIs
  3. Gestão de Risco em Projectos
    • Identificação e categorização de riscos
    • Análise qualitativa e quantitativa
    • Estratégias de resposta e planos de contingência
  4. Preparação para a Certificação PMI
    • Estrutura e conteúdos do exame CAPM/PMP
    • Técnicas de estudo e resolução de testes
    • Alinhamento com o PMBOK® Guide
  1. Metodologia

A formação adopta uma abordagem prática, interactiva e centrada na resolução de problemas reais. Inclui:

  • Aulas presenciais e/ou online com especialistas certificados;
  • Estudo de casos práticos;
  • Trabalhos em grupo;
  • Simulações de exame PMI;
  • Sessões de mentoria e apoio individualizado.
  1. Pré-Requisitos para Admissão
  • Requisito académico principal: Licenciatura. Esta formação permite o prosseguimento para programas de MBA ou Mestrado.
  • O MINI-MBA também está aberto a profissionais com experiência relevante em negócios ou gestão de equipas, mesmo sem licenciatura. Contudo, estes participantes não poderão prosseguir para o MBA/Mestrado, conforme a legislação vigente.