Mozambique: Profile – ISCTEM – A estratégia define uma instituição

O melhor local para aprender, ensinar, investigar hoje, criando competências para o futuro.

Os desafios que se registam na área do ensino superior em Moçambique, o crescimento, colocam o Instituto Superior de Ciência e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM) perante novos desafios. O ISCTEM quer ir mais longe e transformar-senuma instituição que associa, o ensino e a investigação de qualidadecontribuindo desta para a melhoria da formação graduada e pós-graduada e para o desenvolvimento de Moçambique. Sabemos hoje, que muitos dos empregos do futuro ainda não foram inventados – como preparar os alunos e docentes para este facto? Este é o maior desafio que qualquer instituição de Ensino terá que enfrentar hoje para ter sucesso no futuro.

O ISCTEM é uma instituição privada dotada de personalidade jurídica e de autonomia científica, pedagógica e administrativa que desenvolve a sua actividade num quadro de missão pública para com a sociedade moçambicana, no respeito por valores próprios, uma visão, ambição e exigência face às responsabilidades que deve assegurar, tendo-se afirmado ao longo destes anos da sua existência como uma IES de referência no país.

Neste quadro o ISCTEM quer ir mais longe, quer ser mais forte e, sobretudo, quer enfrentar os novos desafios com segurança e determinação. Deste modo, identifica-se o Plano Estratégico como uma ferramenta ágil e práctica que define os objetivos e a forma comoa instituição se deve posicionar, nas seguintes áreas estratégicas:

• Educação e Formação;
    • Investigação;
      Relação com a Comunidade;
    • Governação.

Este Planeamento Estratégico fará nascer novas áreas de investigação e de ensino resultantes da interdisciplinaridade, mas sobretudo da transdisplinaridade, e da necessidade de dotar os alunos de competências que possam enfrentar o futuro.
    Aspectos como as competências básicas e transversais, em parte ligadas à multidisciplinaridade na educação e formação, a participação em atividades de investigação, a internacionalização, a intervenção em iniciativas de cariz social, e o

desporto, são aqui encarados como fundamentais para que o ISCTEM possa contribuir para formar elites dotadas de capacidades, de conhecimento e de sentido crítico que as tornem capazes de intervir na Sociedade de um modo activo e positivo.
    Finalmente, a cooperação interinstitucional assumegrande relevância a todos os níveis e será esta a nossa afinação da qualidade que permite definir o ISCTEM o melhor local para aprender, ensinar, investigar com os olhos no futuro.