ISCTEM e Banco Único selam parceria

CONTRATOS

O Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM) e o Banco Único, SA, sociedade anónima rubricaram, ao fim da manhã de hoje, em Maputo, um acordo de parceria e cooperação visando proporcionar aos recém-graduados e finalistas deste estabelecimento do ensino superior uma oportunidade de estágio.

O documento que materializa a parceria foi rubricado pelo Director Geral do ISCTEM, Prof. Doutor Maomede Naguib Omar e pela Directora e Procuradora do Banco Único, Paula Cristina Guimarães e também por António Sérgio Martins, na qualidade de Assessor da administração e procurador desta instituição financeira. 

No âmbito do protocolo, as duas instituições decidiram, dentre outras acções, “proporcionar estágios aos estudantes finalistas e/ou recém-formados do ISCTEM no Banco Único”; “realizar palestras sobre temas de interesse comum” e “levar a cabo, conjuntamente, feiras multidisciplinares”. Também ficou assente que todas as acções propostas e cuja materialização exigirá a mobilização de recursos materiais e financeiros merecerão um tratamento específico entre as partes signatárias, de modo a estabelecerem-se os devidos consensos institucionais. Entretanto, o documento acautela que as condições e respectivos programas de estágio deverão ser acordados entre a instituição financeira e o estagiário, através da celebração de um contrato nesse sentido. 

Quanto às condições, programa e modalidades para a realização de palestras e das feiras deverão ser acordados entre as duas instituições, através dos pontos focais a serem indicados pelas partes. No âmbito da concretização da parceria o ISCTEM deverá, mediante o pedido expresso do Banco Único, enviar a relação nominal dos melhores estudantes finalistas e/ou recém-formados, com base em critérios de nota final do curso, nota das disciplinas, comportamento, idoneidade, observando a compatibilidade do curriculum do seu curso com os requisitos necessários para a frequência do estágio; entre muitas outras acções previstas no documento. 

A gestão do cumprimento dos termos do protocolo será feita por uma Comissão Conjunta de Coordenação, composta por 4 pessoas, sendo 2 de cada instituição signatária. Estiveram presentes no acto da assinatura do acordo que decorreu no ISCTEM, membros da direcção e outros quadros desta instituição privada do ensino superior.