Dez anos de arquitectura e urbanismo

69000578_10157998573262590_8520211286917644288_o

Passam já dez anos do curso de arquitectura e urbanismo no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique – ISCTEM, pois foi a 28 de Agosto de 2009 em que os primeiros estudantes iniciaram o processo de ensino e aprendizagem. Era uma porta que se lhes abria para abraçarem, no futuro, a carreira de arquitectos. Por isso, trata-se de uma ocasião a celebrar com pompa e circunstância.

Para o efeito, a Escola de Arquitectura e Urbanismo do ISCTEM organizou uma série de actividades comemorativas que decorrem desde Agosto último até Novembro. Dentre estas actividades que contam com a participação de estudantes, docentes e outros interessados, constam palestras, mesas redondas, seminários, entre outros que versam sobre arquitectura e urbanismo e Moçambique.

A primeira actividade comemorativa foi uma mesa redonda sobre “o curso de arquitectura e urbanismo do ISCTEM”, cujo orador foi o Arquitecto Mário do Rosário, coordenador do curso que falou sobre o seu percurso nesta instituição de ensino superior.

No mesmo evento o grupo de docentes do mesmo curso falou da sua experiência lectiva em arquitectura e urbanismo no ISCTEM.

Numa outra mesa redonda, realizada a 19 de Setembro, os estudantes graduados partilharam com os participantes, docentes e discentes, a sua experiência de trabalho nesta área de conhecimento.

Já na cidade da Beira, a Universidade Piaget (UNIPIAGET) organizou um seminário, neste âmbito, sobre as lições a tirar do ciclone IDAI que assolou recentemente a capital provincial de Sofala, deixando um rasto de destruições de infraestruturas públicas e privadas e danos humanos. Este encontro de reflexão ocorreu na segunda semana de Setembro passado.

Na capital do país estão previstas ainda muitas outras actividades neste mês de Outubro e Novembro próximo, nomeadamente seminários, mesas redondas e outras, versando sobre temas tais como “leitura do tecido urbano de um assentamento informal espontâneo e de um assentamento periférico ordenado fora de Maputo”; “leitura de percursos urbanos em Maputo – levantamento e identificação de um percurso cidade de cimento/ cidade informal”.

A “apreciação comparativa de processos de ensino de arquitectura noutras escolas similares” é igualmente tema de uma mesa redonda a ser organizada no ISCTEM em Novembro, no âmbito dos dez anos do curso de “Arquitectura e Urbanismo”. Também está prevista a elaboração de uma brochura, cujo conteúdo será o percurso da Arquitectura e Urbanismo no ISCTEM durante os últimos dez anos.