“Prémio Excelência em Direito” conquistado pelo ISCTEM

anjur premiacao de estudantes de direito

Dois estudantes do curso de Direito do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM) conquistaram o primeiro lugar do “Prémio Excelência em Direito”, promovido pela Associação Nacional dos Juristas Moçambicanos (ANJUR).

Trata-se de Xhlonipa Marta Zacarias Ndimande (do grupo dos estudantes concorrentes do sexo feminino) e Abdul Karim Ebrahim Sunya (dos masculinos). O prémio foi atribuído aos melhores estudantes do curso de Direito de 2018, no âmbito do 5º aniversário da ANJUR ocorrido em Julho último.

Participaram no concurso estudantes de cinco instituições do ensino superior, nomeadamente ISCTEM, Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Universidade A Politécnica, Universidade S. Tomás de Moçambique e Universidade Técnica de Moçambique (UDM).

Dos dez estudantes concorrentes, cinco do sexo feminino e igual número do masculino, os dois do ISCTEM foram considerados “os melhores” em ambos grupos, tendo ficado cada um com o primeiro prémio.O segundo lugar do grupo dos estudantes do sexo feminino foi conquistado por Jéssica Eduardo Nhamona, da UDM, o terceiro prémio ficou com Dércia Octávia Chuma, da A Politécnica, o quarto lugar coube a Fabíola Alice da Gloria Samora, da S. Tomás de Moçambique e o quinto foi atribuído a Edneuza Linda Sebastião Massingue, da UEM.

Já nos masculinos, o segundo classificado foi conquistado por Custódio Chico Pedro, da S. Tomás, o terceiro coube a Tomás Daniel Mudema, da UEM e o quarto ficou com Joaquim Alfredo Chacate, da A Politécnica. O quinto lugar não foi atribuído à UDM, uma vez que concorreu com o candidato de 2017.
A entrega dos prémios ocorreu num jantar de Gala comemorativo dos cinco anos da ANJUR. O evento foi orientado pelo Presidente do Conselho Directivo desta associação, Dr. José Manuel Caldeira.

Da parte do ISCTEM, para além dos estudantes laureados, estiveram presentes o Director Geral, Prof. Doutor Maomed Naguib Omar e o coordenador do Curso de Direito, Dr. Anselmo Samussone.

Durante as comemorações houve também espaço para as manifestações culturais, entre teatro, música ao vivo e dança, num ambiente de verdadeira festa em que “as estrelas do dia” eram os nossos estudantes e, logicamente, o ISCTEM.
Esta foi a segunda vez que a ANJUR atribuiu prémios aos melhores estudantes do Curso de Direito. A primeira ocasião ocorreu em 2017.