Célebre Arquitecto visita ISCTEM

Três docentes de igual número de universidades, sendo um deles de reconhecido mérito na área de Arquitectura visitaram, recentemente, o Instituto Superior de Ciências e Tecnologias de Moçambique (ISCTEM), em Maputo, onde participaram num encontro cujo tema foi “A avaliação de trabalhos de projectos realizados em instituições de ensino de Arquitectura”.

Trata-se:

1. do Dr. Manuel Nicolau Brandão, Arquitecto, docente reformado da escola ÁRVORE do Porto, Portugal;
  2. do Dr. Emílio da Cruz Brandão, Arquitecto, Director do programa de mestrado CHALMERS, da Universidade de Gotemburgo, Suécia; e
  3. do Dr. Daniel da Cruz Brandão, Doutor em Design de Comunicação pela Faculdade de Engenharia do Porto e Universidade de Austin, no Texas, a leccionar na Universidade do Minho.

Durante a sua estadia em Maputo estes docentes transmitiram a sua experiência aos docentes da área de arquitectura do ISCTEM no processo de avaliação de projectos. Foram tratados temas tais como “Subjectividade versus objectividade dos processos de avaliação de projectos de arquitectura”; “Métodos de avaliação contínua e pontual”.

Nestes encontros foram abordadas questões sobre o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Arquitectura; o perfil dos alunos e os objectivos da formação, o perfil do aluno do ensino secundário que se candidata a estes cursos; o perfil do docente que se caracteriza por pouca experiência, entre outros assuntos.

Durante os encontros, os três docentes relataram as suas experiências sobre os processos de avaliação dos projectos nos países nórdicos, na Inglaterra e em Portugal, para além de terem abordado questões actualmente em debate no fórum europeu de escolas de Arquitectura. Por exemplo, explicaram que há escolas em que os estudantes pagam as suas próprias despesas de formação e assistem as aulas no modelo presencial. Nestas situações, eles podem não ser submetidos ao exame, uma vez que todos progridem, positivamente, embora haja um e outro estudante que por falta de habilidades não consiga alcançar os objectivos do curso.

Note-se que o tema de discussão já teria sido motivo de três outros encontros entre os docentes do Atelier 5 do curso de Arquitectura e Urbanismo do ISCTEM, nos meses de Setembro, Novembro e Dezembro.

Este encontro envolvendo as três universidades e o ISCTEM serviu para a consolidação de alguns aspectos que vinham sendo debatidos internamente no curso, sobre o processo de avaliação, assim como outros aspectos referentes ao processo de ensino e aprendizagem.